Será que dá pra ajustar?

Para adquirir boas peças é importante saber quais tipos de ajustes podem ser feitos. Para isso você não tem que saber costurar mas pode saber o básico para entender se aquela roupa poderá ficar boa depois de alguns ajustes feitos por você ou sua costureira de confiança.

Se falta pano não tem jeito! Roupa justa não se ajusta (só emendando! rs) mas roupa larga sempre dá pra consertar.

Sabe quando sobra pano na regata de seda, ali no braço? Aparece lingerie, aparece tudo e fica horrível! Você sabe porque isso acontece? A cava da blusa não se adaptou ao seu corpo, ao seu busto. Isso pode ser resolvido facilmente com um ajuste de altura de cava ou até mesmo na pence.

Mas, perai! Cava, pence? Vamos com calma então.

A pence é uma prega interna, triangular, que forma o bojo em sua extremidade.

Quer que desenhe? Vamos lá!

O resultado da pence correta é semelhante a este modelo, sem sobras na cava (curva que contorna o braço) e sem sobras no bojo.

 

 

Mas, dependendo da modelagem, a pence é feita de outras formas. Pode ser na base da cintura, para modelos com recortes nessa região, abaixo dos seios e também duas pences no centro da roupa, muito usado em vestidos “tubinho”.

 

Mas porque explicar tudo isso? Se o ajuste for feito somente pelas laterais pode diminuir a cava e apertar no braço; se for feito somente pela pence ela pode terminar no centro da peça. O ajuste é feito considerando as duas medidas, nem sempre usar somente um dos parâmetros para ajustes funciona.

Algumas peças tem as duas pences, para ajustar e estruturar a parte superior da peça até mesmo usando barbatanas para deixar “tudo no lugar”.

Para modelos com mangas o ajuste pode ser mais complexo, mas não impossível. Se a cava for curta ou longa demais pode travar os movimentos do braço.

Antes de deixar de comprar alguma peça, lembre-se das dicas e veja se não poderia ser ajustada. Pode valer a pena…


Créditos:
Pesquisa: Cortando e costurando
Vestidos: ModCloth
Ilustração: Vanessa Lima


14 Comentários | Comente |

  • Ótimas dicas ^^

    Confesso que eu geralmente deixo de comprar uma roupa quando tem que fazer ajuste por pura preguiça de levar na costureira :P

    • Não creio! Mas fica tão melhor quando a gente ajusta… Sei que da preguiça, mas pense no resultado! Vale a pena ;)

  • boa dica!!!

    bj

  • Amei as dicas…sigo o seu blog, segue o meu
    http://makeup-to.blogspot.com/

  • Vanessa, conheci hoje seu site, é maravilhoso!!!! parabéns! pena que não tem a opção de seguir por email, né??
    Beijos,
    Cristina

  • Tem como ajustar um vestido de retílinea(linha)?

    • Tem que ver se quando ajustar não vai desfiar. Talvez com overloque (um tipo de costura que dá arremate) você consiga.

  • Muito boa as dicas, adorei o vestido!!!

  • Oi, queria saber se da pra apertar blusa pelo ombro. Muito boas as dicas, vouseguir. Esclareceu me um bocado

    • Oi Gabriela! Alguns modelos permitem o ajuste pelo ombro sim, faça um alinhavo à mão e prove antes de cortar. Assim pode ver se a cava não vai ficar muito justa limitando os movimentos ;)

  • Preciso ajustar a lateral de um macaquinho, esta largo na cava, mas já tem detalhe na frente para o busto, entao quero ajustar só a lateral sem mexer no busto, como faço, pois se eu ajustar somente as laterais fechando até a contura, a cava nao bate frente e costas.

    • Puxa Andrea, complicado isso hein? Será que não dá para fazer pences atrás? Ou então tirar o detalhe e depois aplicar novamente?

  • Olá, Vanessa. Tudo bem? Comprei uma blusa florida de crepe de seda com decote tipo “cigana” e com elástico plissado na cintura pela internet, só que ela ficou enorme nas minhas costas. Será que é possível apertá-la com uma costureira? Obrigada e beijos.

    • Fernanda, acho que dá sim. Mas para diminuir as costas, talvez ela tenha que abrir a lateral toda e “puxar” as cavas mais para dentro. É uma alteração chata de fazer, mas não é impossível. Vale a pena tentar.

    Deixe um Comentário