Especial Natal – “Caketone” – Cupcake de panetone, ou panetone de cupcake

Faz dias que estou pensando na idéia de um doce com a textura do cupcake e o gosto do panetone. Não queria fazer mini panetones, e foi assim que saiu um Caketone (se o Toni estivesse apaixonado pela filha do dono da doceria… quem sabe seria assim? rs)

Caketone

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 colher de sobremesa de essência de panetone
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 5 colheres de frutas cristalizadas e passas (usei 2 colheres de passas sem sementes e 3 de frutas cristalizadas)

Preparo:

Misture a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato. Reserve. Bata os ovos com o açúcar na batedeira até ficar bem claro. Adicione o leite, o óleo a essência de panetone. Pare a batedeira e coloque a mistura de farinha, volte a bater até obter uma massa lisa e homogênea. Pare de bater e misture as frutas cristalizadas e as passas, mexendo delicadamente para incorporar.

Coloque nas forminhas para cupcakes e leve para assar por aproximadamente 30 minutos em forno a 180º.

Rendimento: 14 porções.

Bom, agora o porém: não encha demais as forminhas! Porque você vai ver tudo derramar…

Mas se isso acontecer, é bem simples de resolver. Os cupcakes não são todo aquele volume que a gente vê em cima, a maior parte ali é cobertura! Tá certo que eu adoro quando eles ficam bem altos, bem fofos e redondinhos, mas isso me custa algumas formas sujas após o preparo.

Se acontecer de derramar, corte toda a parte de cima com uma faca, deixe rente à borda da forminha. Depois a decoração cobre a falha e eles ficam lindos e fofos! Se tiver um wrapper para colocar em volta, melhor ainda! Fica bem mais bonito!

Boa sorte!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 Comentários | Comente |

  • como eu farei cups no natal, acho que vou adicionar frutas cristalizadas pra dar um ar “panetone” a coisa…

    gostei da ideia.

    • Só tome cuidado porque se a massa for muito leve as frutas podem acumular no fundo. Procure uma mais densa, eu fiz com essa que leva óleo ao invés de manteiga justo por esse motivo. Beijos!

  • Adorei a idéia!!

  • Já aconteceu da mesma masssa deixar as frutas irem pro fundo e de outra vez não?
    Fiz uma receita de um bolo de banana que SEMPRE faço. As bananas ficam na parte de cima e a cobertura de açúcar e canela fica crocante. Mas a última vez que fiz afundou tudooooooo. Não sei oq houve =/

    Gostei da idéia desses Caketones, mas estou com receio das frutas irem pro fundo e ficarem queimadinhas =(

    Adorei o blog! Mistura um pouco de tudo!
    Beijos.

    • Sua receita pode ter ficado muito leve para levar frutas. Eu escolhi fazer com essa que vai óleo justo por isso, porque as que levam manteiga ficam muito leves e costumam afundar recheios! Tenta aumentar um pouco a quantidade de farinha (bem pouco!) e também usar óleo ao invés de manteiga. Pode ajudar…

      Essa receita garanto que, se for feita exatamente assim, não afunda as frutinhas! Fica pereita, toda recheada! Quero agora fazer com gotas de chcocolate para testar… rs

      Beijos!

  • olá
    Adorei o site.. E esta receita também, mas estou com uma dúvida: que tipo de cobertura se faz para este cupcake?

    • Claudia, você pode fazer aquela cobertura com açucar de confeiteiro e limão, glacê ou até mesmo chocolate derretido, ganache, o que quiser. É como um panetone, por causa da essência o gosto é o mesmo, por isso você pode imaginar tudo que ficaria bom em um panetone, funciona também no “caketone” rs. Fiz 18 destes para o Natal, estão prontos e cobri com glacê (fiquei com medo de colocar chantilly e azedar com o calor…)

  • Já aconteceu da mesma masssa deixar as frutas irem pro fundo e de outra vez não? Fiz uma receita de um bolo de banana que SEMPRE faço. As bananas ficam na parte de cima e a cobertura de açúcar e canela fica crocante. Mas a última vez que fiz afundou tudooooooo. Não sei oq houve =/ Gostei da idéia desses Caketones, mas estou com receio das frutas irem pro fundo e ficarem queimadinhas =( Adorei o blog! Mistura um pouco de tudo! Beijos.

    • Angelica, são vários fatores que podem fazer as frutas (ou gotas de chocolate) afundarem. A temperatura do forno, a qualidade da farinha, a quantidade também de farinha, a quantidade de óleo/manteiga… Sempre que quero rechear assim alguma receita aumento a quantidade de farinha um pouco para a massa ficar mais pesada ao ponto de segurar o recheio, e escolhi esta porque reparei que com óleo ao invés de manteiga a massa fica mais pesada e não deixa afundar tanto, a manteiga faz tudo amolecer demais.

      Fiz esta receita duas vezes, e nas duas não tive problemas com elas afundarem! Inclusive fiz ela dobrada e misturei em metade dela as frutas secas e na outra metade gotas de chocolate. Em ambos os casos, ficaram perfeitos, todos bem distribuídos.

      Tenta essa receita que acho que vc vai gostar!

      Beijos!

  • Amei….Gente,vocês não sabem da minha agonia:Trabalho com doces,tinha uma encomenda para cupcakes e areceita que eu tinha falhou.Não dava certo de jeito nenhum…fiquei louca.Chorei,orei…Tive a idéia de colocar no google a seguinte pergunta:Meus cup não dão certo,derramam…porquê?Ai veio a resposta dessa receita,amei a receita,muito obrigada!!!!!!

    • Ai que delícia Nathalia!!!!!!!! Que bom que te ajudei de alguma forma, fico super feliz em saber que o conteúdo do blog está bacana e ajudando as pessoas. Muita sorte e sucesso nas suas vendas!!!!!!!

  • Fiz a receita e ficou MARAVILHOSA! Coloquei nozes e passas brancas misturadas com farinha para não ficar tudo no fundo. Recheio todos os meus cupcakes, mas esse não foi preciso. Ah! Dobrei a receitas, pois foi uma encomenda de Natal. Obrigada por compartilhar!

    • Que coisa boa! Fico feliz em ter ajudado na sua encomenda viu? Feliz 2012 pra vc!

    Deixe um Comentário