Receita dupla: Cupcakes de castanha e nozes

Como estou fiquei muito tempo sem postar, vou me redimir: duas receitas de uma vez só! Cupcakes de castanha do Pará e nozes.

 

 

(Essa receitinha é uma das que estão ainda no flickr, para organizar, vou tentar passar todas pra cá!)

Me empolguei! Tinha nozes em casa, e um restinho da castanha do Pará que o marido devorou. Triturei tudo bem fininho e resolvi incrementar a receita de cupcakes. A receita é básica, uma das que mais gosto de fazer, apenas mexi um pouco nas quantidades e achei que ficou uma delícia!

Cupcake de castanha do Pará

100g de manteiga culinária
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de leite
1 xícara e meia de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar de baunilha (se não tiver, use 1 colher de café de essência de baunilha)
3 colheres de sopa de castanha do pará triturada (usei um mini triturador e ficou uma farofa grossa, mas sem pedaços grandes, bem homogênea)
1 colher de café de fermento
1 colher de sobremesa de bicarbonato (reparei que com ele e o fermento o bolinho não fica seco, e fica mais fofo, aerado).

Preparo:

Bater a manteiga e o açúcar até ficar fofo e branco, Adicionar os ovos, um a um, o leite intercalando com a farinha de trigo. Adicionar as castanhas e por último o fermento e o bicarbonato, depois disso bater por uns 5 minutos

Rende 12 unidades na forma nº 2 (aquela que é do tamanho de uma empada grande)

Minhas impressões: ele fica um bolinho compacto, não tão fofo porque acho que a castanha pesou. Como ela não solta tanta gordura, para quem quiser algo mais fofo e molhadinho, é bom aumentar um tiquinho a manteiga, talvez 1/4 de tablete.

Não cobri porque achei que não precisava. Acho que o gosto da castanha é tão bom e suave que qualquer cobertura tiraria o charme dela!

**-**

Cupcake de nozes

100g de manteiga culinária
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar de baunilha (se não tiver, use 1 colher de café de essência de baunilha)
3 colheres de sopa de nozes trituradas (usei um mini triturador e ficou uma farofa grossa, com alguns pedacinhos maiores, do tamanho de um grão de lentilha)
1 colher de café de fermento
1 colher de sobremesa de bicarbonato (reparei que com ele e o fermento o bolinho não fica seco, e fica mais fofo, aerado).

Preparo:

Bater a manteiga e o açúcar até ficar fofo e branco, Adicionar os ovos, um a um, o leite intercalando com a farinha de trigo. Adicionar as nozes e por último o fermento e o bicarbonato, depois disso bater por uns 5 minutos

Rende 12 unidades na forma nº 2 (aquela que é do tamanho de uma empada grande)

Minhas impressões: ficou fofo, aquele bolo fofo de mãe sabe? aerado, e leve, uma delícia! Porém ele vazou em algumas forminhas…

Liguei para minha sogra e ela comentou que quando faz qualquer receita com nozes, não coloca nem óleo nem manteiga, isso porque as nozes soltam muito óleo quando aquecidas. Vou tentar reduzir um pouco a manteiga para firmar melhor o formato do bolinho, mas mesmo esparramadinho ele ficou divino!

Ela me deu a dica de tentar colocar 1 colherinha de café junto com o leite para deixar mais moreninho e dar um gosto leve. Uma boa idéia também!

Essa é uma receita que com certeza ainda vou melhorar, se quiserem me ajudar e comentar os resultados, vou amar!

 

(O de nozes é o mais escuro, o mais claro de castanha)

 

Enfim, aprovadíssimos os dois! Achei que o de nozes também dispensa cobertura, mas se quiserem usem algo não muito doce para preservar o tom suave do bolinho.

Ambas as receitas são suaves, não são doces meladas como as que costumo fazer, por isso acompanha bem com um café fresquinho que foi o que fiz!

Beijos!!!!!

Ps. usei uma forminha da Mago que gostei bastante. Na embalagem promete não ficar oleosa, e realmente funciona! O desenho não sumiu na hora de assar (como aconteceu com as da Wilton – 5x mais caras, sem exageros!) e não deixa tudo melado quando coloca os bolinhos para secar. Vou comprar mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 Comentários | Comente |

  • Poxa, eu vejo seus posts e me animo, e depois fico com preguiça, eu comprei vários acessórios pra fazer os cupcakes e ainda nem fiz!!
    Quero comprar uma batedeira antes, pq sou fracote!

    • Ah dona Myla, faz favô né? Tão facinho bater o cupcake! Sério, eu também não curto bater massa na mão não, até massa de pão coloco logo na máquina e deixo ela se virar, mas essa é super leve! A de cookies que é pesada, afe, aquela eu suei! Mas tenta sim, é tão gostosinho…

  • Ah, manteiga culinária tem alguma diferença??

    • É aquela de tablete, sem sal.

    • Eu ia perguntar sobre a manteiga…rsss Mas realmente faz alguma diferença? E a margarina??

      Puxa, eu faço minhas as palavras da Myla. Super me animo com suas dicas e depois vem a preguiça…kkkkkkkk Minha rotina é tão corrida que no final de semana quero mesmo e fazer NADA..rss

      Preciso comprar as forminhas e me animar!!!

      Beijos!!!

    • Eu uso a culinária porque é mais fácil encontrar sem sal, as de potinho que cosumimos no dia a dia são salgadas e por isso uso somente para untar alguma coisa que precise fazer.
      Não pode ter preguiça não! Cheirinho de doce espalhando pela casa é tão bom, é minha parte favorita! Gostoso demais a gente fazer coisas gostosas na cozinha, por isso só cozinho mesmo quando estou afim, caso contrário, nem arroz dá certo! rs

      Beijos

  • Olá,

    Li teu post sobre pintar o rejunte da cozinha que estava engordurado e ao final você fala de uma cena que aplicou no chão porque ficou sem brilho. Poderias por favor me informar qual o nome da cera?
    Bjs

    • Sim, foi a Brilho Fácil incolor.

    Deixe um Comentário